Quarta-feira, 25 de outubro de 2023
Última Modificação: // | Visualizada 126 vezes
Ouvir matéria
No dia 20 de outubro aconteceu no auditório do Centro Cultural Ailton Garcia Silva, a IV Conferência Municipal de Educação sobre o Plano Municipal de Educação – PME de Santa Lúcia.
A Conferência ocorre a cada dois anos e nela são avaliadas as estratégias mensuráveis previstas no PME. Neste ano foram avaliadas as estratégias referentes aos anos de 2022 e 2023.
O Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para o município. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação).
É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos.
Ele engloba todo o sistema de ensino, tanto as escolas municipais e estaduais e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissionalizante à Distância. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.
O Plano Municipal de Educação tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.
Juntos, governo, sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisaram e definiram políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município de Santa Lúcia.