AVENIDA DO ROSÁRIO, 228 - CEP: 85795-000 - SANTA LUCIA/Paraná
(45) 3288-1144

Defesa Civil alerta sobre possibilidade de vendaval em várias regiões do Estado

Quarta-feira, 12 de julho de 2023

Última Modificação: 12/07/2023 11:07:58 | Visualizada 71 vezes


Ouvir matéria

A Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) divulgou nesta quarta-feira, 12, boletim do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertando para o risco de fortes rajadas de ventos e temporais que podem atingir várias regiões do Estado nas próximas horas.

O inspetor Ribeiro, da coordenadoria municipal de defesa civil, explica que embora sejam previsões – e os ventos possam mudar de direção –, é importante ficar em alerta, pois algumas regiões podem ser mais castigadas, com a possibilidade de destelhamento de moradias e outros danos. A situação pode se agravar com forte queda nas temperaturas, também prevista para esta semana.

“Se esse fenômeno se confirmar poderemos ter quedas de árvores. Os cidadãos devem ficar em alerta para minimizar os prejuízos, lembrando que se trata de uma previsão que depende de outros fatores climáticos”, reforçou.

Conforme o Simepar, o Paraná será impactado pela passagem da forte e rápida frente fria associada a um ciclone extratropical, que contribuirá para aumentar a severidade da chuva e da ventania nos dias 12 e 13 de julho. As chuvas previstas serão fortes, porém de curta duração. O maior impacto será a ocorrência de vento moderado na direção sul/sudoeste, com rajadas bastante intensas já na tarde desta quarta, primeiramente nas regiões Oeste e Sudoeste, se estendendo até a noite de quinta para a região Leste/Litoral.

Estão previstas rajadas de mais de 70 km/h em todas as regiões do Paraná, com picos de mais de 90 km/h, e persistência de vento moderado a forte (vendaval) ao sul e sudoeste, levando a condições de destelhamento, queda de árvores e de postes da rede elétrica, entre outros prejuízos. Uma intensa massa de ar frio se aproxima do Estado e aumentará o desconforto térmico, deixando o tempo gelado até domingo, 16.

Foto Ilustrativa / Santa Lúcia Crédito: Arquivo Pessoal
Legenda: Foto Ilustrativa / Santa L?cia

 Galeria de Fotos

 Veja Também